Wednesday, 13 February 2013

As portagens nas SCUT

Acabar com as SCUT é uma questao simples. Mas aqui, mais uma vez a forma como foi feito foi desastrosa, sem necessidade absolutamente nenhuma. Bastava estabelecer uma portagem inicial simbólica (50 centimos?) no primeiro ano. Uma vez estabelecido o principio de pagamento, o montante seria ajustado lentamente à medida das necessidades. Passar de zero para um preço significativo é uma receita para desastre.

Fazer as coisas desta forma reflecte confusão (ou ignorância) acerca do problema. Há duas componentes. Primeiro, e mais importante, é estabelecer o princípio de pagamento. Ou seja impôr a portagem. O segundo é determinar o montante da portagem. Mas estas duas questões são independentes e devem ser resolvidas separadamente!

O bunching legislativo ou é desonesto (como a iniciativa francesa de legalizar o casamento gay a par da adopção por casais gay - duas questões independentes e com atitudes muito diferentes do eleitorado) ou incompetente (como no caso aqui discutido das SCUT). Em ambos os casos dá mau resultado.